
Na manhã de hoje, 10 de setembro de 2021, os agentes da vigilância sanitária do município de Santana, realizaram aplicação de testes rápidos de leishmaniose visceral canina (calazar).
A ação, que foi desenvolvida de fronte a Secretaria de Saúde, visa o controle da doença no município que já registrou casos da doença em caninos e humanos.
Segundo o Veterinário, Dr. Alberto Lopes, essa ação causa um impacto muito grande na saúde pública; haja vista que é uma doença que transmite do cão para o homem.
O calazar é uma Doença infecciosa causada por parasitas. Umas das fontes de infecção mais comum é o cão; pois os cães têm uma particularidade: eles transmitem o vírus um para o outro sexualmente e também para os filhotes. Desta forma, o animal como reservatório, fica mais fácil a transmissão dessa doença para humanos.
Foram realizados dezessete (17) testes rápidos, todos não reagentes.
Para se prevenir o calazar é necessário além da vacina específica para prevenir a doença, com a função de reforçar a resposta imunológica do cachorro, também é indicado evitar o contato do animal com o mosquito, não acumulando lixo em casa ou jogá-los em terrenos baldios e evitar passear com os cães após o pôr do sol, horário de maior atividade do transmissor.
Núcleo de comunicação da Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes - PB,
Humildade Trabalho Conquista!
Edlene Bezerra
« Voltar